sexta-feira, 30 de março de 2018

UAUÁ DOS VAGALUMES


MINHA QUERIDA UAUÁ, PARABÉNS PELA SUA CAMINHADA, DOS INDIOS A LAMPIÃO, PASSANDO PELO BEATO CONSELHEIRO.... UAUÁ DOS VAGALUMES OU PIRILAMPUS... UAUÁ TERRA DO BODE E DAS CABRAS.... TERRA DAS MULHERES BONITAS... MINHA UAUÁ... QUE SUA TRAJETÓRIA SEJA LONGA E QUE TEU FUTURO TE RESERVE GLÓRIAS E VITÓRIAS... AFINAL CONQUISTAS SÃO BEM VINDAS E SONHOS NÃO ENVELHECEM .... PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO...

Para Hoje :"Tremia sonhos, era como se ocupasse um instante em cada olhar. Frustrações aconteceram, mas você me dá ESPERANÇA... Muitas vitórias e histórias, diversas conquistas, você me transborda, em ti fiz amores e amigos, em seu corpo deslizei minha infância ... As memórias vem a tona, namoros no velho baneb, Flamengo de Marquinho, Bahia de Mércio de Chicão, campo do Halley... Ceac, Auxiliadora , Sr. Bonfim e os sete de setembro. Banda Mirage, Elite e Trem de Luxo... Velho Gildão e seu forró incomparável.... " Ai que saudade lá da minha terra, do meu Velho Uauá" ... As lágrimas rolam ao lembrar.... Cada namorada ou amor que tive dedico um pouquinho de minha terra, a minha mãe Cassinha Guimarães e Meus irmãos Tácio Cardoso, Walney Elpidio Filho e Zecalu Guimarães Elpídio tão ou mais uauaenses como eu... Meus avós que desbravaram essa terra e ajudaram a construir, enfim , a cada Uauaense que bate no peito com orgulho latente de ser reconhecido como filho desta terra mágica.... Terra com problemas sim, mas repleta de vontade de acertar .... Que tem a grande maioria da população gente de bem e honesta, terra que canta e encanta , repleta de luz dos vagalumes , terra do sol e do ar ... Minha terra, minha forma de ser , Minha Uauá você merece MUITO MAIS .... com muito Orgulho bato no peito pra dizer SOU DE UAUÁ.... (Lacunas ou Adereços - 90 anos de Uauá)

Marco Aurélio Guimarães Elpídio

MINHA UAUÁ,



Queria, nesses seus 90 anos de emancipação política, só lhe dizer coisas boas, mas, infelizmente, a realidade me pede que eu seja menos festivo nessa data. Não fosse pela luta e bravura de algumas pessoas que ainda defendem a sua identidade, minha terra, até seu nome, "Vagalume", "Pirilampo", já teriam mudado. Já teriam lhe roubado seus bodes, devastado seus umbuzeiros, deportado seus artistas. Já teriam calado a voz dos que ainda gritam teu nome com amor verdadeiro. Não se trata de saudosismo, Uauá. É certo: você cresceu, o mundo mudou, pessoas entraram em sua história trazendo modificações... é a roda do tempo, é verdade. Mas, podemos mudar sem perder a identidade, a essência...e, infelizmente, já há um bom tempo vêm descuidando de você, minha terra, ferindo suas raízes, sua história, apagando a sua essência. Aos bravos e resistentes que ainda lhe defendem aí e onde quer que vão, que cantam seu nome, declamam sua raiz, que acordam cedo, dormem tarde e andam léguas e léguas por você é que presto as minhas homenagens nesse seu dia, pois, talvez sem eles, nem a data de hoje fosse lembrada. Desculpe, minha Uauá, se hoje não te dediquei palavras bonitas e felizes, como deveria ser o papel de um bom filho. Porém, nesse meu desabafo há mais de amor por você do que poderia haver em meras declarações de elogio e acomodação. Se há, de minha parte, desencanto, não há desistência! Como está na música que leva seu nome, composta por mim e Del Feliz e que muito me alegrou ver sendo compartilhada por diversas pessoas nesse dia, " a tua luz, meu Pirilampo, jamais irá se apagar!"
Meus parabéns a essa gente brava e lutadora que ama essa terra de verdade, os quais simbolizo na pessoa de Gildemar Sena!
                                                Zecalu

quinta-feira, 29 de março de 2018

UAUÁ

MINHA TERRA DE PALMEIRAS
NÃO TEM CASCATAS NEM CACHOEIRAS
MAS TEM SABIÁS E UIRAPURUS
PALMATÓRIAS, XIQUE-XIQUES E MANDACARUS.
             
MINHA TERRA NÃO TEM VERDES MATAS
MAS TEM OUTROS MIL ENCANTOS...
TEM O VAQUEIRO, SERTANEJO FORTE
QUE NA PELEJA DA VIDA
SUA SINA É SUA SORTE.


TEM O GADO MAGRO, CANSADO
TEM A SECA QUE CASTIGA
MAS TEM TAMBÉM
O BODE, RIQUEZA  MAIOR
TEM POETAS, POETISAS
TEM SÃO JOÃO E TEM FORRÓ


TEM UMA CULTURA DE INVEJAR
NOS DEDOS DE PANTERA, ROBSON E MARCELO
NAS TELAS PROFUNDAS DE GILDEMAR


EM MINHA TERRA NÃO TEM LÁBIOS MUDOS
TEM A VOZ SUAVE E ALEGRE DE MARCOS CANUDOS
A MÚSICA CONTAGIANTE E FELIZ
DE RENAN, NENENZINHO, MARCOS VAZA E CLÁUDIO BARRIS.


E TANTOS OUTROS ARTISTAS
COMO DÉBORA DE ADEMAR, LULU, KIU LÔBO, JOÃO, JANJÃO,
DEDA DE CANCÃO, NANDO, CHICO, ANTONY, BGG,
NILTON FREITAS E CAVACHÃO.


MINHA TERRA
MEU SERTÃO
TERRA DE SEU AUTO E MANDINHO
TERRA DE AMOR E CARINHO
TERRA DO MEU CORAÇÃO.

                                               Mikal Lôbo
                                 (Eterna Poetisa)


QUERO ABRAÇAR MEU POVO


Há quanto tempo que eu estou distante
e a saudade a me castigar...
Ai que vontade de abraçar meu povo
e cantar de novo em meu Uauá.
Quem te conhece nunca mais vai esquecer
das alvoradas feitas ao amanhecer,
da alegria que embala a multidão
das lindas noites de São João.
O povo brinca com amor e devoção
e muitos fogos em louvor brilham no ar...
E outra coisa que a gente deseja
é rezar na igreja do meu Uauá

Antônio Sabino Marques
(Cavachão)
Mestre Cavachão 
Foto: Roberto Dantas